Sexta-feira, Maio 10, 2024
    InícioSaúde bucalLimpeza dental por que devo fazer? E se não fizer?

Limpeza dental por que devo fazer? E se não fizer?

Limpeza dental por que devo fazer? Muito se pergunta sobre a limpeza dental, se é importante, se vale a pena ou se custa caro. Pois hoje vamos esclarecer muitas dessas dúvidas e você poderá decidir se esta na hora ou não de fazer uma limpeza dental.

Mais antes disso é bom saber um pouco do assunto, pois a final o que é limpeza dental?

Saiba o conceito de tudo

Também conhecida como profilaxia dental, a limpeza tem por objetivo remover uma série de sujeiras, impurezas e bactérias que habitam nossa boca (cavidade oral). Mas como assim bactérias que habitam minha boca? E a limpeza dental por que devo fazer?

É verdade, em nossa boca habitam uma serie de bactérias, muitas delas boas e outras ruins que se agregam a nossos dentes e coexistem em uma relativa harmonia. Esse carnaval em nossa boca se chama microbiota bucal.

“Tá entendi, mas e a tal da limpeza serve para que se as bactérias vivem em harmonia em minha boca?

A guerra do bem e do mal em nossa boca

Eu falei relativa harmonia, pois quem mantem esse equilíbrio é você mesmo, através  da escovação dos dentes e uso do fio dental, removendo o excesso de bactérias nocivas que entram em nossa boca durante todo dia.

A cárie e causada por uma bactéria conhecida como Streptococcus mutan, porém em nossa boca encontramos outras como Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus mitis e Streptococcus pyogenes.

Quando você esquece de fazer sua higiene as bactérias começam a criar colônias em seus dentes, gengiva e causam diversos problemas sérios em sua boca, alguns deles tão graves que podem levar uma pessoa a morte como a endocardite bacteriana. Elas se juntam e forma verdadeiras pedras que ficam nos dentes que chamamos de cálculos dentais e precisam ser removidos rapidamente por um dentista.

limpeza dental por que devo fazer
    Imagem Google

Porque eu não posso fazer essa limpeza dental?

Bom você pode até tentar, mais provavelmente não vai conseguir. No momento que deveria fazer uma escovação correta provavelmente você esqueceu ou não escovou o suficiente, agora os tártaros são cálculos duros e estão espalhados por todo dente e somente o dentista tem ferramentas (curetas) e equipamentos (ultrassom) que conseguem remover os cálculos dentais.

Quanto será que vou gastar com a limpeza dental?

Bom, hoje em dia os profissionais da área trabalham com diversos preços que podem variar de 50 a 300 reais porem depende muito do estado que se encontra a boca do paciente e da avaliação do dentista.

Hoje o recomendado é que se faça uma limpeza dental pelo menos 2 vezes ao ano de preferência de 6 em 6 meses para prevenir o aparecimento de infecções e cáries que no final nos fazem gastar muito dinheiro para tratar.

Limpeza dental clareia os dentes?

Bom clarear os dentes como um processo de clareamento não, porém  a depender da quantidade de tártaro e cálculos que for removido durante a limpeza, provavelmente seu dente ficará com um aspecto muito melhor, com mais brilho e com certeza bem mais claro que antes.

Devo ir no dentista amanha?

Não se desespere, procure uma orientação, verifique no espelho seus dentes observe com cuidado se eles tem muito tártaro, sujeira, restos de comida ou mudanças de cor (amarelado) se notar alguma dessas situações ou algo que seja estranho não pense duas vezes e vá ao dentista para avaliar a saúde de sua boca. É como digo “nunca deixe para depois para não se arrepender”

Se você gostou de nosso conteúdo deixe seu comentário e caso precise tirar mais duvidas use nosso tele atendimento gratuito.