Sexta-feira, Maio 10, 2024
    Inícioprotese dentariaDentaduras – 7 Dicas para aliviar o mal-estar no início

Dentaduras – 7 Dicas para aliviar o mal-estar no início

As dentaduras postiças, tem melhorado muito desde os dentes de madeira usados por Washington. Mas como todos os que as tem usado sabem, as dentaduras postiças podem causar mal-estar no início.

A princípio,  maioria das pessoas se adaptam em pouco tempo as suas dentaduras postiças. No entanto, no inicio você poderá ter dificuldade para falar e comer. Pode ainda achar que as dentaduras tendem a “escorregar” ou que podem provocar pontos dolorosos na boca.

Inclusive as pessoas que as tem usado por muitos anos, algumas vezes tem problemas com elas, geralmente problemas relacionados com o ajuste.

Veja o que vamos abordar em nosso artigo:

Porque as dentaduras causam mal-estar

Há duas ocasiões em que as dentaduras causam incômodo:

1. Na fase inicial de “ajuste”, quando elas são novas.
    2. Depois de vários anos de usá-las, quando as dentaduras podem deixar de ajustar-se adequadamente.

“Quando se extrai um os dentes, as dentaduras postiças são encaixadas no que fica da protuberância óssea”, diz a Dra. Sandra Hazard, dentista gerencial no Willamette Dental grupo, Inc, de Oregon.

Sem os dentes, o estímulo do osso desaparece, e o organismo reabsorve o osso através dos anos. A dentadura postiça se mantém por igual, mas aos poucos também perdem o ajuste. Provavelmente, a causa mais comum do mal-estar é o mau ajuste.

A medida que a protuberância óssea se encolhe, as dentaduras podem escorregar, mover-se, e causar algum problema.

Fixador de dentaduras – É bom ou ruim?

Frequentemente, as pessoas procuram reajustar suas dentaduras usando adesivos para dentaduras ou fixador de dentaduras.

Mas usar adesivos em demasia pode mudar a relação da dentadura com o tecido e o resultado acaba sendo a dor. Algumas vezes o próprio organismo trata de resolver o problema do mau ajuste da dentadura fazendo com que o tecido cresça mais na boca.

Dias para evitar o mal-estar das dentaduras

Mesmo que as dentaduras postiças nunca vão ser tão cômodas como seus dentes naturais, há muitas coisas que você pode fazer  para evitar e resolver o problema.

Veja as 7 dicas:

1 – Mantenha as dentaduras sempre limpas

No começo, logo quando acabamos de extrair os dentes e de ajustarem a nova dentadura, é necessário que a mantenha limpa, porque o excesso de bactéria pode retardar o  processo de cura das gengivas.

Uma vez que já esteja acostumado com seus dentes postiços, é importante que os limpe pelo menos duas vezes ao dia.

Como limpar suas próteses dentárias

Do mesmo modo que acontece com os dentes, as dentaduras são predispostas a tártaro, manchas e placa bacteriana.

Apesar do uso de pastilhas limpadoras de próteses ajudar na obtenção de uma higiene profunda, a escovação ajuda a remover a placa bacteriana e outros resíduos, ambos ajudam a garantir uma boca saudável.

Como limpar:

• Coloque uma pastilha limpadora de dentadura em água morna. Deve haver água suficiente para cobrir a dentadura. Não coloque em água quente, pois poderá causar danos às suas próteses dentárias.
    • Deixe de molho pelo tempo especificado na embalagem do produto.
    • A escovação ajuda a remover a placa bacteriana. Além disso, quando você as deixa de molho na solução, elas ajudam a remover outros resíduos, que as cerdas da escova não conseguem atingir.
    • Use uma escova de dente macia, escove suavemente para limpar quaisquer resíduos restantes.
    • Após ficarem de molho e serem escovadas, enxágue-a por completo em água corrente.

2- Escovar as gengivas ajudam a aliviar o desconforto das dentaduras

Não esqueça de escovar também as gengivas.

“Você pode ajudar a manter a saúde dos tecidos que estão debaixo da dentadura se escovar a gengiva duas vezes ao dia com uma escova suave”. Diz o Dr.Ken   waddell, D.M.D,, dentista com consultório particular em Tigard, Oregon.

Lavar as gengivas, o paladar e a língua não somente estimula os tecidos e aumenta a circulação, como também ajudam a eliminar as placas dentais

3 – Coma alimentos macios

Pelo menos no princípio, suas gengivas vão precisar de tempo para adaptar-se à compressão criada pelas dentaduras postiças. Por isso, você deve comer alimentos macios durante o período de ajuste para evitar algum dano aos tecidos suaves.

Quando as gengivas estiverem sãs e seu dentista tiver ajustado adequadamente a dentadura, você poderá mastigar com mais normalidade.

4 – Tome um analgésico vendido sem receita

É possível que durante os primeiros dias de uso da sua dentadura postiça,  você sinta dor na boca. Os analgésicos vendidos sem receita, como aspirina, acetaminofen e ibuprofeno, podem aliviar a dor, diz a Dra. Hazard.

No entanto, se tem dor persistente ou se já usou dentaduras postiças por vários anos e começam a doer, procure seu dentista.

5 – Tire-a quando a dentadura provocar uma área sensível na boca

Quando as dentaduras produzem uma área sensível na boca, a coisa mais certa a fazer é tirá-las.

Se não sente confortável, provavelmente tem um machucado nos tecidos suaves. Então, tire a dentadura e não a coloque de volta por mais ou menos 1 hora. Na maioria dos casos isso é suficiente.

Se formar uma área vermelha, é aconselhado não usá-la por 24 horas. E, se não desaparecer ou voltar a sair quando colocar de novo, procure seu dentista.

Descanse a boca

Sempre tire a dentadura postiça à noite aconselha o Dr.Clinton. “você não dorme com os sapatos colocados”, diz ele. “É a mesma coisa com as dentaduras”.

6 – Enxague a boca com água salgada

Caso você esteja no estado de ajuste da dentadura, ou se é um veterano no uso delas e desenvolveu áreas sensíveis na boca, enxague a boca com água salgada morna.

Faça o seguinte:

• Coloque meia colher de sopa de sal para 120 ml de água morna
    • Tire a dentadura e enxague a boca a cada 3 ou 4 horas com a água salgada. A água salgada não somente ajuda a limpar as bactérias, com também fortalece os tecidos da boca.

Experimente peróxido de hidrogênio

Enxague a boca uma vez ao dia com peróxido de hidrogênio oral 3%, aconselha o Dr. Ronaldo Wismer, ex-presidente da sociedade Odontológica do Conrado de Washingtn, em Oregon.

Faça o seguinte:

• Misture metade de peróxido e a mesma quantidade de água.
    • Enxagua por uns 30 segundos (sem engolir). Dessa forma, o peróxido de hidrogênio ajuda a eliminar bactérias

7 – Não se ajuste a dentadura sozinho

Com muita frequência as pessoas que tem usado dentaduras por um tempo e começam a ter um problema de ajuste, tratam de “ajustar” sozinhos com alguma ferramenta improvisada que tem em casa. Isso pode causar um prejuízo maior, porque pode quebrá-la, trocar a “mordida” e alterar a maneira como se ajustam na gengiva.

Além disso, não trate de “encher espaço” entre a dentadura e o tecido da gengiva com adesivo vendido sem receita. Se sua dentadura começa a escorregar ou sente que não se ajusta adequadamente, vá a seu dentista, que é quem pode realinhá-la.

Quando procurar seu dentista

Mesmo que algum desconforto das dentaduras possa ser tratado em casa, você deve ir ao dentista se:

1. Começa uma dor que não desaparece em uma semana.
    2. Se tem uma área na gengiva que sangra espontaneamente ou que está com pus.
    3. Tecido adicional crescendo, principalmente ente o lábio superior e a gengiva.
    4. Tem uma lesão branca que dura mais de uma semana.
    5. Ou uma lesão que não sara completamente em 10 a 14 dias.

Fonte: livros de odontologia, sites relacionados, Manual de Remédios Caseiros, Consultor Dr. John H. Renner, Instituto de investigação e informação sobre a saúde do consumidor.