Saiba tudo sobre Prótese Dentária

tipos de protese dentaria

Os dispositivos de prótese dentária substituem ou reparam dentes perdidos ou danificados. Eles podem fazer muito mais do que melhorar o seu sorriso.

A falta de um dente pode afetar sua capacidade de mastigar e aumentar o risco de doença gengival. Um dente perdido também pode afetar a saúde óssea da mandíbula e colocar outros dentes em risco.

Existem vários tipos de aparelhos dentários fixos, como coroas e implantes, e dispositivos removíveis, incluindo próteses totais ou parciais, que podem ser retiradas conforme a necessidade.

Neste artigo, revisamos alguns tipos de dispositivos de prótese dentária para que você possa ter uma discussão informada com seu dentista sobre qual pode ser o melhor para você.

Acompanhe nossos tópicos:

Prótese Dentária Total

 

Popularmente conhecida como dentadura, as próteses totais são indicadas quando o paciente não tem mais nenhum dente na boca. Para fazer essa reposição dentária, é utilizada uma prótese de acrílico.

As próteses totais podem ser convencionais ou imediatas. São feita depois que os dentes foram removidos e o tecido gengival começou a cicatrizar.

Uma prótese convencional está pronta para ser colocada na boca cerca de oito a 12 semanas após a remoção dos dentes. Ao contrário das próteses convencionais, as próteses imediatas são feitas com antecedência e podem ser posicionadas assim que os dentes são removidos.

Como resultado, o usuário não precisa ficar sem dentes durante o período de cicatrização. No entanto, ossos e gengivas encolhem com o tempo, especialmente durante o período de cicatrização após a remoção do dente.

A desvantagem das próteses imediatas comparadas com as próteses convencionais é que elas exigem mais ajustes para se encaixar adequadamente durante o processo de cicatrização e geralmente só devem ser consideradas uma solução temporária até que as próteses convencionais possam ser feitas.

Prótese Dentária Parcial

As próteses parciais podem recolocar vários dentes que foram perdidos, mas não um grupo inteiro de dentes superiores ou inferiores. Você deve ter alguns dentes saudáveis ​​remanescentes nas partes superior e inferior da boca. Em geral, as  próteses dentárias parciais são removíveis que substituem vários dentes na parte superior ou inferior da boca.

Elas são mais do que dispositivos cosméticos, pois também podem melhorar a mastigação e a fala para o usuário, além de preservar a colocação dos dentes restantes na boca, que podem mudar com o tempo.

As próteses parciais geralmente não são destinadas ao uso 24 horas por dia. A maioria dos dentistas recomendará a remoção de próteses parciais à noite e a limpeza.

Diferentes técnicas de fabricação e materiais significam que existem muitas opções de próteses parciais por aí.

Veja algumas:

Prótese parcial metálica

Esse tipo de prótese parcial é formado por uma base metálica composta por grampos que ficam presos aos dentes naturais restantes. Elas ajudam a manter a dentadura no lugar, além de impedir que ela gire.

Os fechos são feitos de cromo cobalto e são fundidos como parte da estrutura metálica real. As propriedades do cromo cobalto são o equilíbrio perfeito entre deformação, rigidez e elasticidade, o que significa que ele terá um bom desempenho por muitos anos.

Esse encaixe pode ser substituído por um grampo feito na cor da  gengiva melhorando a estética bucal, deixando sua prótese quase imperceptível.

Próteses parciais com encaixe de acrílico

As parciais acrílicas são muitas vezes desejadas porque são a opção mais barata, são rápidas e fáceis de fazer, de trocar e também de levar e retirar.

São feitas com resina acrílica compatível com a gengiva onde apoia e restantes tecidos orais. Poderá ter ganchos adaptados a dentes para ajudar na retenção da prótese.

Próteses Dentária Parcial Flexível

Dentaduras flexíveis são um tipo de prótese parcial, que são normalmente construídas de nylon ou outros termoplásticos finos, que diferem significativamente do acrílico mais espesso e duro que é frequentemente usado em próteses normais. Isso ajuda a tornar esses tipos de próteses muito mais dobráveis ​​e flexíveis, dando origem ao seu nome popular.

Como as próteses flexíveis são feitas de materiais mais macios e confortáveis, pessoas de todas as idades geralmente as preferem às próteses comuns.

No entanto, é sempre melhor consultar o seu dentista ou técnico de próteses em relação ao tipo de prótese que melhor se adapta a você, suas necessidades e exigências.

Perder os dentes pode ser difícil, mas não significa necessariamente dizer adeus ao seu sorriso. Há uma variedade de opções de próteses para escolher, acomodando uma variedade de diferentes pessoas, dentes e tipos de boca.

Quando o número de dentes perdidos impede o uso de uma prótese parcial fixa, uma prótese parcial removível torna-se uma restauração necessária.

Prótese Dentária Removível

A prótese removível se preocupa em substituir os dentes e tecidos moles por uma prótese não permanente que pode ser removida. Estes são muitas vezes conhecidos como dentaduras e podem substituir um arco completo de dentes (próteses completas) ou vários espaços dentários individuais ou agrupados (próteses parciais).

As dentaduras são mantidas no lugar usando vários elementos – as dentaduras completas são mantidas formando uma vedação contra o palato, e a saliva pode ajudar significativamente nesse processo.

As dentaduras parciais podem ser fixadas no lugar por design (ou seja, são feitas para se encaixar em áreas que impedem a queda). Ou podem ter uma base de metal, com pequenos grampos que ficam contra os dentes e evitam o deslocamento.

Às vezes, as partes restantes dos dentes podem ser usadas para ajudar a reter a prótese, como pequenos ímãs colocados nas superfícies radiculares de dentes desgastados.

Muitas pessoas pensam que construir dentaduras é um processo rápido e fácil, mas muitas vezes é o contrário. Requer experiência e habilidade, tanto por parte do dentista quanto do técnico. As próteses totais geralmente podem exigir até seis visitas do paciente e um número semelhante de etapas laboratoriais.

Prótese dentária fixa

As próteses dentárias fixas são usadas para substituir dentes perdidos ou danificados. São denominados fixos porque são instalados de forma permanente. Ou seja, não podem ser removidos pelo paciente, sendo colados aos dentes naturais ou às raízes artificiais.

A prótese fixa se preocupa em restaurar os dentes usando restaurações que são fixadas na boca do paciente. Eles geralmente são feitos em um laboratório depois de tirar as impressões (moldes) para o técnico trabalhar. Eles também são conhecidos como ‘restaurações indiretas’.

Os principais tipos de prótese dentária fixa são os mostrados abaixo:

Coroa dentária

As coroas são muitas vezes referidas como cápsulas. Eles cobrem as partes restantes do dente natural quando uma grande quantidade de estrutura foi perdida. Como tal, elas fornecem o que é conhecido como ‘cobertura total’.

As coroas podem ser construídas a partir de muitos materiais diferentes, desde uma coroa de ouro totalmente metálica até uma coroa de cerâmica de alta resistência. O tipo de coroa depende da quantidade de dente restante, do tipo de dente e da preferência do paciente.

Ponte dentária

As pontes são feitas para restaurar as lacunas entre os dentes naturais. Eles podem ser mantidos no lugar por um dente adjacente coroado ou podem ser fixados no dente adjacente por uma asa de metal, com um adesivo especial.

Às vezes, as pontes são mantidas em ambos os lados da lacuna (convencional), outras  vezes em apenas um lado, dependendo do tamanho da lacuna e de como os dentes funcionam.

As pontes podem parecer muito boas, mas às vezes as pontes presas com uma asa de metal escurecem um pouco o dente adjacente. Eles são, no entanto, muito mais conservadores da estrutura do dente do que se o dente adjacente for coroado para segurar a ponte.

Implantes dentário

Uma opção para substituir um dente perdido é um implante dentário. Este tipo de prótese é colocado no maxilar e mantido no lugar à medida que um novo material ósseo se forma ao seu redor.

Veja como é o procedimento típico para um implante dentário:

Um implante (um dispositivo semelhante a um parafuso) é inserido primeiro no maxilar. O dentista pode adicionar um pilar que segura a coroa. Se o osso ao redor do implante precisar cicatrizar primeiro, o pilar será adicionado alguns meses depois. Uma coroa é cimentada ao pilar para combinar com os dentes circundantes.

Um estudo de 3 anos no Journal of Clinical Medicine publicado em 2019 sugere que os implantes geralmente são dispositivos duráveis ​​que podem ter um impacto positivo na qualidade de vida.

Mas enquanto os implantes estão se tornando mais amplamente utilizados, eles podem ter algumas complicações mecânicas, técnicas e biológicas, como:

  • afrouxamento do parafuso
  • falha de cimento
  • porcelana fraturada
  • complicações no tecido mole ou osso ao redor do implante

A decisão de escolher implantes ou dentaduras pode se resumir ao custo e se há osso suficiente para colocar um implante.

Cuidados com a prótese dentária

Os cuidados com a prótese dentária bem adequado é imperativo se você quiser prolongar sua vida útil.

As próteses permitem que você fale claramente, mastigue suas refeições e sorria com confiança. Se você cuidar bem, suas dentaduras devem se manter em perfeitas condições.

Tendo isso em mente, temos algumas dicas comuns de alguns cuidados para compartilhar:

  1. Tome muito cuidado ao manusear sua prótese

Embora as dentaduras sejam fortes e duráveis, elas podem ser quebradas. Ao manusear sua prótese durante a limpeza, recomendamos que você tenha algo macio no balcão ou na pia, caso você a deixe cair acidentalmente.

  1. Limpe e escove suavemente

Naturalmente, você quer dentaduras limpas para higiene bucal, mas também quer um hálito fresco e um sorriso brilhante. No entanto, cuidar de dentaduras e limpar seus dentes naturais são duas coisas diferentes, mas tarefas igualmente importantes.

  • Mergulhe sua dentadura em um produto de limpeza projetado para o trabalho.
  • Após a imersão, escove bem a dentadura usando uma escova de dentadura e sabão líquido.
  • Não use pasta de dente ou pasta de dentadura porque é abrasivo e risca a superfície dos materiais acrílicos, plásticos ou porcelana. Arranhões fornecem um esconderijo ideal para alimentos e bactérias que podem levar a manchas de próteses e mau hálito.
  • O detergente de louça doméstico é uma alternativa suave, barata e segura aos produtos de limpeza para dentaduras.
  • Enxágue bem a dentadura antes de recolocá-la na boca.
  • Crie o hábito de enxaguar a dentadura após cada refeição. Se a sua prótese tiver um acúmulo de cálculos ou detritos que você não pode remover, leve-a ao seu dentista para uma limpeza profissional.
  1. Visite seu dentista para verifique o ajuste de sua prótese a cada 2 a 3 anos

Muitos usuários de dentaduras acreditam que dentaduras soltas são normais e apenas algo que eles devem tolerar. Consequentemente, eles usam adesivo para próteses dentárias, ignoram o problema e não visitam seu dentista.

Isso é lamentável, pois a manutenção regular da prótese melhora o conforto, o ajuste e a saúde bucal. Uma dentadura solta também tende a aumentar a chance de quebra da dentadura durante a alimentação.

Uma das principais causas de próteses soltas é a reabsorção óssea. Ocorre naturalmente com a idade e após a extração dos dentes. A crista óssea que suporta suas próteses diminui gradualmente com o tempo, o que leva a próteses mal ajustadas e uma aparência facial afundada.

A primeira linha de defesa contra a reabsorção óssea é a manutenção da prótese. Você deve pedir ao seu dentista que verifique o ajuste, a mordida e a condição de suas próteses todos os anos.

Nesse momento, seu dentista pode sugerir um reembasamento ou rebase para melhorar o conforto e o ajuste ou a substituição de suas próteses se sua mordida não estiver correta ou se os dentes da prótese estiverem desgastados.

Recomenda-se que os usuários de próteses troquem suas próteses a cada 5 a 7 anos.

  1. Tome os devidos cuidados ao não usar sua prótese

Quando suas próteses não estiverem sendo usadas, elas devem ser mantidas com segurança em um recipiente fechado, mantendo-as fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Mantenha suas dentaduras em água ou em uma solução de limpeza de dentaduras para mantê-las úmidas. Nunca coloque dentaduras em água quente, pois elas podem deformar e perder a forma.

Sempre guarde sua prótese sobressalente em um local seguro para o caso de precisar, nunca a jogue fora.

  1. Mantenha uma prótese sobressalente

Dentaduras podem quebrar por muitas razões diferentes. Isso pode deixá-lo vulnerável se não for capaz de repará-lo imediatamente por um dentista.

Usar cola para reparar sua dentadura geralmente é a primeira coisa que vem à mente, no entanto, essa não é uma solução de longo prazo e pode danificar sua dentadura além do reparo se ela quebrar novamente.

Se você não tem uma prótese sobressalente, este é um bom momento para considerar ter uma prótese de apoio feita pelo seu dentista para que, se você a perder ou quebrar, não precise ficar sem dentes.

fonte: livros de odontologia, jornais, revistas, sites relacionados.