Domingo, Abril 28, 2024
    InícioSaúdeDor de Dente - 9 maneiras de Aliviar a Dor

Dor de Dente – 9 maneiras de Aliviar a Dor

“Ainda não nasceu ninguém que pudesse suportar a dor de dente com paciência”. Shakespeare tinha razão.

A dor de dente não é fácil de suportar. A boa notícia é: com melhores cuidados e exames regulares, a dor insuportável como a dor de dente, não é mais comum como antes.

Mas quando você tem dor na boca, isso é um sinal importante que você não deveria deixar de lado, mesmo se desaparecer sozinha.

A dor de dente é variada. Talvez o mais comum seja uma dor leve causada por dentes sensíveis.

Você come ou bebe algo quente, frio, ou doce e sente uma pontada repentina. (Veja nosso artigo Dentes Sensíveis para alguns conselhos)

Porque algumas pessoas têm mais dor de dentes que outras?

Algumas pessoas sofrem com dor de dente devido ao problema com os seios paranasais (Seios paranasais, seios faciais ou seios perinasais são espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio e face, que se comunicam com a cavidade nasal.)

Provavelmente esse seja o caso se você notar que a dor se limita aos dentes superiores que vários dentes estão afetados ao mesmo tempo. Um tratamento dental recente pode fazer com que um dente fique sensível a mudança de temperatura, por várias semanas.

Principais causas da dor de dente

Alguns tipos de dor necessitam de atenção imediata de seu dentista. Essas são algumas das causas que provoca a dor de dente:

Por exemplo, se você sente uma dor aguda quando morde, pode ser uma cárie, um enchimento livre, um dente rachado, ou a popa pode estar prejudicada( o centro do dente que contém os vasos sanguíneos e os nervos).

A dor que dura por mais de 30 minutos depois de comer alimentos frios ou quentes também pode indicar problema na polpa, seja por uma cárie profunda ou por uma pancada no dente. Portanto a dor de dente, com dor constante e intensa, inchaço e sensibilidade é definitivamente um sinal de problema.

“Se a dor te acorda à noite, é sério”, diz o Dr. Joseph Tenca, professor e diretor do Departamento de Endodontista na Escola de Medicina Dental da Universidade de Tufts, em Boston.

Você pode ter um abscesso no dente; isso significa que a polpa do dente está morta, o que resulta numa infecção que pode se propagar à gengiva e inclusive ao osso.

Quando a polpa do dente se enferma

A dor associada com a polpa do dente merece atenção. Isso porque a degeneração dos nervos da polpa do dente pode ser muito rápida. Pode morrer num período de 12 horas. Então a dor desaparece. Mas, em seguida, o dente dói de novo, já que o tecido morto se infecta ou forma um abcesso.

Por esta razão é que não atender a uma dor de dente pode significar más notícias. Por isso é importante procurar um dentista o mais rápido que puder.

O que fazer quando o dente está doendo?

Principais causas da dor de dente

Você tomar algumas medidas temporárias para tratar a dor até que possa chegar ao consultório do dentista.

Se você que saber mais sobre como tratar a dor de dente visite nosso artigo sobre Remédio para dente inflamado

9 maneiras de aliviar a dor:

1 – Tome duas aspirinas

Qualquer que seja o analgésico vendido sem receita que você use para aliviar as dores de cabeça, pode aliviar a dor de dente. Pode ser também o acetaminofeno ou ibruprófeno. O Dr. Roland C. Duell Professor de Odontologia da Universidade de Kentucky, assinala que o ibruprófeno é o melhor para aliviar a inflamação, que pode acompanhar uma dor de dente.

2 – Aplique óleo de cravos da índia

Você pode conseguir esse óleo n farmácia. Siga as instruções do seu uso, e certifique-se de coloca-lo somente no dente e NÂO na gengiva. De outra forma o ardor nas gengivas pode perturbar a dor de dente. E lembre-se, o óleo de cravo da índia não cura a dor de dente, somente adormece os nervos.

3 – Use uma compressa fria e esfrie o inchaço

Coloque uma compressa fria na parte externa da bochecha, se tiver um inchaço causado pela dor.

4 – Coloque gelo para alivia a dor de dente

Manter um cubo de gelo ou água gelada na boca pode aliviar a dor. Mas se descobrir que isso somente agrava seu dente sensível, não  o faça.

5 – Mantenha a cabeça erguida

Elevar a cabeça pode reduzir a pressão na área dolorida.

6 – Bochechar água com sal

Na verdade, ao bochechar com água e sal você não pode eliminar a dor, mas pode eliminar qualquer resíduo de comida. Use uma colher de sal em um copo de água morna.

7 – Use fio dental

Não, não é uma cura, mas passar fio dental é outra maneira de eliminar qualquer resíduo de comida que possa está preso no dente. A pontinha da cerva da sua escova ou um palito de dente (se usado com cuidado) pode ajudar a tirar qualquer resíduo de comida. “Algumas vezes, na gengiva pode penetrar comida, e a dor se confunde com a dor causada por problemas de polpa”, diz o Dr. Tenca.

8 – Seja cuidadoso com o quente, o frio, e o doce

Esses alimentos e bebidas podem agravar uma situação que já está dolorida e sensível.

9 – Cubra-o

Se o dente for sensível ao ar, cubra-o com gases ou inclusive com goma de mascar sem açúcar até que possa chegar ao dentista.

Mitos sobre dor de dente

Não acredite nesses mitos. Você irá se prejudicar mais ainda:

• Colocar uma aspirina direto no dente – Se você que usar aspirina para acalmar a dor de dente, tome-a com um copo de água. A aspirina tópica não funciona. E o que é pior, você poda acabar com uma queimadura séria na gengiva e na bochecha pela aspirina. O que pode levar de 4 a 5 dias para curar.
    • Uma dor de dente significa que você irá perder o dente – Não é bem assim. Só porque você tem uma dor de dente intensa não significa que você tem que arrancar o dente. Tratando o canal da raiz você pode salvar um dente com abcesso ou com a polpa prejudicada.
    • Se a dor desaparecer o problema termina Você não tem esse tipo de dor sem motivo”, Diz o Dr. Alan H. Gluskin, D.S.D.. Ele assinala que os problemas da coroa podem causar dor nas mandíbulas inferiores, e que a dor da boca pode ser transferida aos ouvidos, ao pescoço, e até mesmo ao ombro.

“Nunca ignore a dor na cabeça e no pescoço”.