Quarta-feira, Novembro 20, 2024
More
    InícioSaúde bucalDentição do Bebê - Quando começa e como acalmar os sintomas

    Dentição do Bebê – Quando começa e como acalmar os sintomas

    -

    Qualquer pai ou mãe conhece bem os sintomas da dentição do bebê, o processo no qual os primeiros 12 dentes (dente de leite) saem através da superfície das gengivas.

    Os dentes que se formam antes do bebê nascer, geralmente começam a sair na superfície ao redor dos 6 ou 7 meses de idade com um único incisivo central inferior. Mas como muitas coisas da natureza, os dentes não seguem um calendário fixo.

    Os pais frequentemente têm uma ideia equivocada de quando devem sair os dentes de seu bebê, diz o Dr. Kem Waddell, que atende muitas crianças em seu consultório particular em Tigard, Oregon.

    Embora não possamos prever completamente como os bebês reagirão ao obter o primeiro dente, podemos aprender sobre os sintomas, como acalmar o bebê e tudo sobre o próprio processo de dentição. No geral, quanto mais soubermos sobre esse assunto, melhor poderemos ajudar nossos pequenos a passar por isso.

    Nesse artigo vamos falar tudo sobre dentição do bebê, além de e dar varias dicas do que fazer para aliviar os sintomas desagradáveis que os bebês passam durante essa fase.

    Veja nossos tópicos:

    Publicidade

    Dentição Decídua o que é?

    Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. Os dentes decíduos são menores e mais brancos que os dentes permanentes. Temos apenas 20 dentes decíduos. Eles começam a entrar em erupção quando temos cerca de 6 meses de idade e geralmente terminam quando temos 29 meses de idade. Isso pode variar, pois todos são diferentes.

    Diferenças entre Dentição Decídua e Dentição Permanente

    Dentes decíduos x permanentes

    Publicidade

    Os dentes decíduos atuam como espaços reservados para dentes permanentes adultos, mas têm composição, estrutura e número diferentes. Eles são menores e parecem mais brancos do que os dentes permanentes porque têm esmalte mais fino.

    Suas raízes também são mais curtas e finas. Os dentes decíduos geralmente são apenas 20, enquanto existem 32 dentes permanentes adultos.

    Os dentes permanentes começarão a aparecer quando a criança tiver cerca de seis anos e a mandíbula for grande o suficiente.

    Aos 13 anos, uma criança já pode ter 28 dentes permanentes. Quatro dentes do siso muitas vezes começam a sair dos 17 aos 21 anos, mas nem todos podem irromper.

    Enquanto os primeiros dentes dos bebês tendem a ser os dentes da frente, superiores ou inferiores, os primeiros dentes permanentes a sair são os molares. Os dentes decíduos guiam os dentes permanentes no crescimento na posição correta. Eles também ajudam a moldar o rosto e desempenham um papel importante em ajudar a criança a aprender a comer e a falar.

    Quando começa a Dentição do Bebê?

    Sintomas da Dentição do Bebê

    Mesmo podendo ter uma grande variedade na época em que saem os dentes nas crianças, geralmente, os incisivos centrais, os dentes que estão exatamente no centro das mandíbulas superior e inferior, saem dos 6 a 12 meses.

    • Os incisivos colaterais dos 9 aos 13 meses.
    • Os caninos dos 16 aos 22 meses.
    • Os primeiros molares dos 13 aos 19 meses
    • E os segundos molares dos 25 aos 33 meses de idade.
    • A maioria das crianças tem todos os seus dentes de leite na idade de 3 anos.

    O processo de dentição ou “ruptura” de todos esses dentes do bebê, pode ser doloroso tanto para o bebê, como para os pais. Quando um dente é empurrado através da mucosidade sensível da gengiva, causa dor, e o bebê pode ficar mal humorado e nervoso. Mas cada bebê é de um jeito. Todas as crianças respondem de forma diferente ao processo da dentição.

    Parece que algumas crianças passam por essa fase sem nenhum problema, enquanto que outras ficam nervosas e inquietas durante todo tempo.

    Outo fator interessante, é a duração do processo de dentição do bebê que varia bastante. Ou seja, para alguns bebês pode sair um dente novo em poucas horas, enquanto que, para outros pode levar até alguns dias.

    Quais os sintomas da Dentição do Bebê

    Os sintomas da dentição frequentemente incluem:

    • mal humor
    • baba
    • mastigação choro
    • avermelhamento das gengivas
    • redução no apetite
    • e dificuldade para dormir

    Além disso, alguns bebês cospem e tem uma diarreia leve devido às reações intestinais as mudanças nas características e quantidade de sua própria saliva. Por outro lado, em outros bebês sai uma erupção vermelha e ligeiramente inchada nas bochechas, no queixo, no pescoço, e no peito, também causada pelo contato da saliva na pele.

    Algumas vezes, a dentição faz com que os bebês tenham uma ligeira febre, congestão nasal, e a puxar a orelha que pode ser confundida com uma infecção no ouvido. Relaxe! Todos esses sintomas são normas.

    Com os conselhos úteis que se seguem, você pode fazer com que seu bebê se sinta melhor durante a dentição.

    Como acalmar um bebê com dentição?

    Se a dentição do seu bebê parecer desconfortável, considere estas dicas simples:

    Faça uma massagem nas gengivas

    A pressão ajuda a aliviar a dor. Esfregue suavemente a gengiva do bebê com o dedo limpo.

    Refresque-o

    Dar algo frio para mastigar, não só ajudar a acalmar as gengivas inflamadas, como também, distrai a criança. Você pode congelar vários itens seguros para seu bebê mastigar. Apenas lembre-se de que qualquer coisa que você der ao seu bebê para mastigar não deve ser um risco de asfixia.  Por isso, tenha cuidado, é melhor dar algo ao seu bebê apenas quando você puder ficar de olho no que está acontecendo.

    Recomenda-se um pano frio. Um pano congelado é o favorito de muitos pais.

    • Molhe um dos milhões de panos macios de bebê que você provavelmente ganhou como presente de banho e coloque-o no freezer por 20 a 30 minutos.
    • Quando estiver frio e duro, toque-o nas gengivas do seu bebê ou até mesmo deixe-o segurá-lo enquanto o mastiga. A toalha deve ser grande demais para ser engolida e permanecerá fria por vários minutos.
    • Outros itens que você pode usar são: uma banana gelada ou uma cenoura gelada, qualquer coisa fria que não seja perigosa é excelente.
    • Pode ser também, uma colher fria ou um anel de dentição gelado – não congelado – pode ser calmante para as gengivas de um bebê. Para evitar cáries, não mergulhe esses itens em substâncias açucaradas.

    O que passar na gengiva do bebê para aliviar a dor?

    1. Deixe-o morderem – “Qualquer coisa que o bebê possa morder vai ajudar o dente a sair através da gengiva” diz o Dr. Waddell.”Use a imaginação e dê coisas que o bebê goste”.
    2. Tente os analgésicos – Os analgésicos vendidos sem receita como Tylenol líquido para criança (não aspirina) podem dar alívio de até 4 horas diz o Dr. Waddell. No entanto, já que você não pode dar analgésico aos bebês dia e noite, selecione um horário, como a hora de deitar que é quando mais precisamos de alívio para a dor. Não os dê mais de 3 vezes em 24 horas.
    3. Anestesie as gengivas – Os analgésicos horas comerciais em forma de gelatina  para a dentição (por exemplo, Orejel e Ambesol), dão um alívio temporário (por uns 30 a 40 minutos) e podem ajudar a seu bebê a superar esses momentos difíceis.
    4. Tente os tabletes para dentição – As farmácias têm os chamados “tabletes para dentição” de ervas que se dissolvem quase que instantaneamente na boca; são confiáveis para os bebês, e proporciona um alívio temporário.

    Mantenha uma toalha a mão – A dentição do bebê com frequência causa muita baba, e a saliva pode causar irritação na pele. Por isso, é recomendado usar uma toalha para limpar frequentemente o bebê. Se isso não for suficiente, proteja a pele do bebê com geleia de petróleo ou com unguento de óxido de zinco.

    Quando chamar o Doutor

    Algumas vezes os sintomas da dentição do bebê pedem confundir-se com os sintomas de outros problemas de saúde mais sérios. Por isso esteja atento e chame o médico se o bebê desenvolver:

    • Uma erupção muito séria que cobre as costas, os braços, e as pernas. Isso pode indicar uma infecção bacteriana ou viral.
    • Uma febre contínua ou pus nos olhos. O bebê pode ter uma infecção respiratória.
    • Febre, alvoroços, vômitos, choramingo e apontar o ouvido. O bebê pode ter uma infecção no ouvido.

    Fonte: livros de odontologia, sites relacionados, Manual de Remédios Caseiros, Consultor Dr. John H. Renner, Instituto de investigação e informação sobre a saúde do consumidor.

    artigos relacionados

    Fique conectado

    10,890FãsCurtir
    7,530SeguidoresSeguir
    345SeguidoresSeguir
    3,256InscritosInscrever

    ultimas postagens