O problema do mau hálito, ou halitose tem sido uma praga da humanidade há séculos, e poucas pessoas tem dado risada dessa situação.
Para derrotar o mau hálito os antigos gregos enxaguavam a boca com vinho branco, semente de anis, e cerefólio anisado. Enquanto os italianos faziam um enxague com uma mistura de saliva, canela, semente de junipero, raiz de cipreste e folha de alecrim, de acordo com a Academia de Odontologia Geral.
O que é Mau Hálito (halitose)?
Designação médica da halitose, também chamado fetidez do hálito, o mau hálito é o mau cheiro persistente no ar exalado pela boca.
O mau hálito crônico, geralmente é um sinal de má higiene dental ou boca seca. A condição também pode ser um sinal de uma doença bucal mais grave ou uma doença em outra parte do corpo, incluindo refluxo gástrico, diabetes, doença renal e doença hepática.
Como saber se estou com Mau hálito?
Infelizmente nós mesmo não sabemos se estamos ou não com mau hálito. Esta é uma situação em que temos que depender da honestidade e gentileza dos amigos para que nos digam. “somos imune a nosso próprio hálito”, diz a Dra. Linda Niessen, professora e diretora de Medicina Oral Geriátrica do Departamento de Saúde Comunitária e Odontologia Preventiva no Colégio de Odontologia Baylor, Dallas.
Mas , o que acontece se você está a caminho de uma reunião muito importante e tem que saber se seu hálito vai entrar antes de você na sala? Pode por exemplo respirar num lenço ou usar um fio dental
Quais são as causas do mau hálito?
O controle do mau hálito depende do que os causa. Existem mais de 50 causas, e em aproximadamente 80 a 90% dos casos, deve-se a algo em sua boca. Sem dúvida, o mau hálito é resultado de uma “boca suja”. A placa, ou seja, a película invisível de bactérias que constantemente se forma em sua boca é frequentemente a responsável. Outras causas dentais incluem as cáries e as doenças das gengivas.
Os adores fortes de alguns alimentos como o alho, a cebola e o álcool são carregados pela corrente sanguínea e exala pelos pulmões. Outra causa do mau hálito, além de danificar a sua saúde, é o tabaco.
Outras causas do mau hálito são:
- Má higiene – Esta é a causa mais comum de mau hálito. Quando as partículas de alimentos ficam presas entre os dentes ou em outro lugar da boca, elas são decompostas por bactérias que crescem lá. Esse processo libera um mau cheiro. A bactéria também pode causar cáries e doenças das gengivas.
- Boca seca – A saliva ajuda a lavar a boca, portanto, se seu corpo não estiver produzindo saliva suficiente, seu hálito pode cheirar mal. Fumar pode causar boca seca e também aumenta a possibilidade de doença gengival. Certos medicamentos podem fazer com que sua boca fique seca.
- Cancro na boca ou entre o nariz e a boca – Outros sintomas de cancro oral ou orofaríngeo (a orofaringe está entre o nariz e a boca) incluem feridas que não cicatrizam, dor na boca, dificuldade em engolir, um nódulo no pescoço e perda de peso inexplicável.
- Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) – Este é um distúrbio digestivo no qual o ácido ou fluidos do estômago vazam de volta para o esôfago, o tubo que leva os alimentos da boca ao estômago.
- Pedras da amígdala – Quando a comida fica presa nas amígdalas, que estão na parte de trás da boca em ambos os lados, às vezes endurece em depósitos de cálcio chamados pedras da amígdala ou amígdalas.
- Doença da gengiva – A gengivite é uma inflamação das gengivas que pode fazer com que fiquem vermelhas, inchadas e sangrem facilmente. É causada pela placa, uma película pegajosa que se forma nos dentes e pode ser removida com a escovação e o uso do fio dental. A boca de trincheira é uma forma avançada de gengivite que pode envolver dor intensa, sangramento, febre e fadiga. (É chamada de “boca de trincheira” porque era uma doença comum para soldados nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial.) A gengivite não tratada pode levar à periodontite, que danifica o tecido gengival e pode levar à perda de dentes e ossos ao redor dos dentes.
O que pode ser feito para prevenir ou controlar o mau hálito?
Obviamente, o primeiro passo para fazer algo com respeito ao mau hálito, é determinar a causa. Aqui detalhamos o que você pode fazer para manter seu hálito o mais fresco possível.
Mantenha a boca limpa
Essa é a chave principal. Isso quer dizer: escove bem os dentes duas ou três vezes por dia, por pelo menos 2 minutos de cada vez, e use fio dental regularmente.
A comida e as bactérias que ficam presas entre os dentes e a linha das gengivas somente podem ser eliminadas com o fio dental. Se ficam ali por algum tempo, a boca não vai cheirar bem.
Melhor técnica para usar o fio dental
Quebre cerca de 18 polegadas de fio dental e enrole-o em torno de seus dedos médios. Use os polegares e os indicadores para segurar o fio dental com firmeza, de modo que haja uma ou duas polegadas entre os dedos.
Coloque-o do meio entre os dentes e esfregue suavemente, envolvendo-o nas laterais dos dentes. Se você não usou fio dental, pode haver algum desconforto nos primeiros dias, mas isso deve desaparecer.
Também limpe a língua
As bactérias que ficam na língua podem, com certeza, contribuir para que o hálito não seja muito fresco. Por esta razão, escove a língua logo depois de ter escovado os dentes. Você pode escovar com a escova ou, o ideal seria, com um raspador de língua, disponível em farmácias.
Mantenha a boca úmida
Uma boca seca ocasiona também mau hálito. A saliva ajuda a limpar a boca, ela tem uma ação natural antibacteriana que leva as partículas de comida. Por exemplo: a redução do fluxo de saliva à noite, explica o mau hálito que temos de manhã.
- Beba muita água para ajudar a prevenir a boca seca.
- Experimente mastigar goma de mascar sem açúcar ou chupar balas de menta sem açúcar para estimular a produção de saliva.
- Coma alimentos saudáveis que exigem muita mastigação.
- Use enxaguante bucal antibacteriano.
- Consulte seu dentista regularmente, a cada 6 meses, para exames e para ter seus dentes e boca limpos profissionalmente.
- Evite álcool, cafeína e produtos de tabaco, pois podem ressecar a boca.
Enxague-se
Se não tiver outra solução, pelo menos enxague a boca somente com água depois de comer. O movimento de água na boca pode ajudar a eliminar algumas das partículas de alimentos que ficam na boca depois da comida.
Mastigue salsinha
Esse ramo verde de salsinha que vem na comida pode servir para algo mas, que simplesmente decorar o prato. Mesmo que o mascar salsinha ou hortelã não cure o mau hálito, o cheirinho da erva pode ajudar um pouco a cobrir o odor desagradável do mau hálito. ( Basicamente, você está trocando um odor desagradável por outro mais aceitável).
Quando é hora de consultar um médico?
Se você está seguindo boas práticas de higiene dental e cuidando para que sua boca não fique muito seca, e ainda está tendo problemas com mau hálito persistente, você deve marcar uma consulta com um dentista.
Por outro lado, se você visita o dentista e ele lhe diz que sua arcada dentária está bem, você poderá investigar mais indo falar com o seu médico a respeito de outras possíveis causas.
Aviso legal
O mau hálito persistente pode ter causa que pode ser tratadas, como uma cárie que não foi diagnosticada ou uma doença periodontal ( das gengivas).
Algumas vezes, uma dentadura quebrada pode reter partículas de comida.
Fonte: livros, sites relacionados, Manual de Remédios Caseiros, Consultor Dr. John H. Renner, Instituto de investigação e informação sobre a saúde do consumidor.