Sexta-feira, Novembro 22, 2024
More
    InícioSaúde bucalTártaro e Placa dental – O que é e como elimina-los

    Tártaro e Placa dental – O que é e como elimina-los

    -

    Os anúncios comerciais têm adicionado os termos tártaro dental e placa dental, já que os produtos que anunciam prometem eliminar de suas bocas essas substâncias desagradáveis.

    Mas o que há de tão certo nessas promessas? Qual o papel do tártaro e placa dental em nossa saúde?

    Nesse artigo vamos lhe explicar tudo sobre o tártaro e a placa dentária, e também te mostra o que deve ser feito para se proteger e eliminá-los de sua boca.

    Veja nosso tópico:

    O que é Tártaro?

    Tártaro dental – é um material calcificado, também chamado de cálculo, se forma abaixo e acima da linha da gengiva, é áspero, poroso e pode levar à retração das gengivas e doenças gengivais. O tártaro, às vezes chamado de cálculo, é a placa que não foi tratada e endureceu nos dentes.

    Publicidade

    Deve ser removido com ferramentas especiais no consultório do dentista. O tártaro prejudica  a saúde dos seus dentes, gengiva, além de ser um problema estético. Por ser poroso, o tártaro absorve as manchas com mais facilidade, deixando os dentes com uma aparência desagradável.

    Como o tártaro se desenvolve?

    O tártaro é principalmente bactérias mortas mineralizadas, juntamente com uma pequena quantidade de proteínas mineralizadas da saliva.

    Como o tártaro afeta os dentes e as gengivas?

    O tártaro dificulta a escovação e o uso do fio dental, isso pode levar a cáries dentárias.

    Publicidade

    Qualquer tártaro que se forma acima da linha da gengiva pode ser ruim para você. Isso porque as bactérias podem irritar e danificar suas gengivas. Com o tempo, isso pode levar à doença gengival progressiva.

    A placa dental é responsável pelas cáries e doenças das gengivas. “A medida que a placa dental amadurece e envelhece, se torna mais perigosa porque muda”

    O que é Placa Dentária?

    Placa dentária, também conhecida como placa microbiana e biofilme dental, é uma película macia e pegajosa que se acumula nos dentes. Esse acúmulo é  feito quando saliva, alimentos e fluidos se combinam produzindo depósitos de bactérias, que se acumulam onde os dentes e as gengivas se encontram.

    A placa contém bactérias, que produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes e podem danificar as gengivas. Se não for tratado, o dano pode se tornar permanente.

    Se os depósitos de bactérias da placa nos dentes não forem removidos através da escovação regular e do uso do fio dental, eles podem causar cáries, doenças nas gengivas e acúmulo de tártaro que é difícil de remover.

    Mesmo que você cuide muito bem dos seus dentes em casa, você ainda tem bactérias na boca. Elas se misturam com proteínas e subprodutos alimentares para formar uma película pegajosa chamada placa dentária. Essa gosma cobre seus dentes, fica debaixo a linha da gengiva e grudando nas  obturações ou outros trabalhos dentários.

    Além disso, a placa também transporta bactérias que danificam  o esmalte dos dentes lavando-o a cáries .

    A medida que a placa dental amadurece e envelhece se torna mais perigosa e problemas maiores surgem, porque elas endurecer em tártaro. Você pode prevenir cáries permanentes e doenças das gengivas, se remover a placa regularmente.

    Diferença entre Tártaro e Placa Dentária

    Você já se perguntou qual é exatamente a diferença entre placa e tártaro? Muitas pessoas os usam de forma intercambiável, mas eles são bastante diferentes um do outro (embora estejam relacionados).

    Veja:

    • Aparência – A placa é incolor, enquanto o tártaro é marrom-amarelado. A maioria das pessoas nem vê que tem placa porque, além do fato de ser incolor, geralmente se acumula ao longo da linha da gengiva.
    • Textura – A placa é pegajosa e macia, e é por isso que é muito mais fácil de tratar. O tártaro, por outro lado, é duro e poroso.
    • Do que eles são feitos – A placa é uma película de bactérias composta de restos de comida e saliva. O tártaro, por sua vez, é feito da mesma coisa, mas com mais depósitos minerais da saliva. Os depósitos minerais tornam o tártaro duro.
    • Impacto – A placa pode causar cáries porque contém ácidos que quebram o esmalte dos dentes. Também pode levar à gengivite e outros tipos de doença periodontal. Quanto ao tártaro, pode levar aos mesmos tipos de danos e problemas dentários piores, como a perda de dentes.
    • Com que rapidez eles se formam – O tártaro leva muito mais tempo porque é o resultado da negligência contínua da higiene bucal adequada. A placa realmente precisa ser negligenciada para se transformar em tártaro.

    Como podemos nos prevenir do Tártaro e Placa Dentária

    Para tirar o tártaro de qualquer ponto da boca e para tirar a placa que está debaixo da linha da gengiva, é preciso um dentista.

    As limpezas profissionais regulares, com a frequência que seu dentista recomende, irão ajudar para que seus cuidados em casa sejam mais eficazes.

    No entanto, você pode manter a placa dental sob controle. Isso necessita de contato físico. Ou seja, você não pode eliminá-la com enxagues.

    Aqui está o que você pode fazer:

    Escove

    “Não é quão frequente, mas o quão bem você escove”, diz, DR. Berington, Professor de Periodontia da Universidade IIlinóis em Chicago. “Você pode escovar dez vezes  ao dia, mas se não for bem, não irá obter nenhum benefício.

    Como escovar os dentes de maneira correta:

    1 – Segure a escova em um ângulo de 45 graus contra a linha das gengivas. A maioria de nós, quando nos escovamos de manhã, estamos preocupados em sucrilhos que está entre os dentes, mas não limpamos em absoluto a linha das gengivas.

    Dirija a escova para cima ou até seu nariz, quando limpar os dentes superiores; para baixo, ou até o queixo, quando limpar os dentes inferiores.

    2 – Faça um movimento curto ao redor da largura de um dente de trás para frente para limpar as superfícies exteriores de seus dentes. Concentre-se em somente um ou dois dentes de cada vez E faça com suavidade, você não está limpando o chã do banheiro. A pessoa usa muita força e isso pode machucar as gengivas.

    3 – Use o mesmo movimento nas superfícies inferiores de todos os dentes, exceto nos da frente. Lembre-se de manter a escova na linha de 45 graus para a linha da gengiva.

    4- Escove as superfícies de mastigar de seus dentes posteriores segurando a escova de modo horizontal e com o mesmo movimento de tra´s pra frente.

    5 – Coloque a escova vertical, e use a parte da frente da escova com movimentos curtos de cima para baixo para limpar as superfícies interiores dos dentes frontais. A pessoas tende a ignorar as partes traseiras dos seus dentes frontais.

    6 – Não esqueça e escovar a língua. Ela também pode ter placa dental que causam doença.

    Veja o vídeo:

    Use ar ferramentas apropriadas

    Recomenda-se uma escoa de nylon suave com cerdas polidas de bordas arredondadas. As cerdas duras podem causar erosões no esmalte que protege seus dentes e podem causar sulcos neles. Também podem danificar as delicadas gengivas, fazer com que retrocedam, ou que se separem dos dentes. Consiga uma escova que seja pequena o suficiente para chegar a todos os dentes, especialmente os da parte traseira.

    Use uma pasta dental com flúor

    O que tem de fantástico no flúor? O flúor, um mineral que ocorre naturalmente, ajuda a prevenir cáries em crianças e adultos, tornando a superfície externa dos dentes (esmalte) mais resistente aos ataques de ácidos que causam cáries.

    Ele se mistura com os minerais da saliva para “re-mineração” ou fortalecer oque evita as cáries.

    Experimente uma pasta dental para controle do tártaro.

    Se você é uma das pessoas que tende a formar  muito tártaro, usar um desses produtos pode ajudá-lo. Não impedem que o tártaro se forme, mas retardam a velocidade de formação. Os compostos químicos como o pirofosfato da pasta dental interferem com a eliminação de sais de cálcio. Estudos mostram uma redução de 30 a 40 porcento na quantidade de depósito de cálcio.

    Use o Fio Dental

    Use o Fio Dental

    Muitas pessoas pensam que usar o fio dental é somente uma maneira de tirar os resíduos dos alimentos que ficam presos  entre os dentes. Mas na realidade o  fio dental é a única maneira de retirar a placa entre os dentes e manter o tártaro longe dessas áreas de difícil acesso. Consulte em nosso artigo – Mau Hálito no subtítulo Melhor técnica para usar o fio dental.

    Modo caseiro para remover a placa endurecida

    Limpe usando bicarbonato de sódio – O bicarbonato de sódio pode ajudar a suavizar a estrutura do tártaro e neutralizar o ácido bacteriano.

    Uma mistura de bicarbonato de sódio e sal é um remédio caseiro eficaz para a remoção de cálculos dentários. Escovar os dentes com bicarbonato de sódio e sal suaviza o cálculo, facilitando a remoção. A mistura deve ser esfregada suavemente nos dentes usando uma escova de dentes.

    Outra maneira de usar o bicarbonato é misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio em sua solução de pasta de dente. Aplique a mistura nos dentes e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Após esse tempo, lave a boca com água morna.

    Considere usar uma escova de dentes elétrica, pois ela pode limpar os dentes com mais eficiência e pode ajudar a soltar e remover o tártaro.

    Como são tratados

    A placa pode ser removida com escovação diária, uso de fio dental e enxágue. Passar mais tempo em cuidados bucais diários pode fazer maravilhas para livrar seus dentes da placa bacteriana.

    O tártaro, no entanto, requer a atenção de um dentista. A profilaxia oral ou a limpeza dentária profunda podem ser necessárias para remover os depósitos endurecidos. Se o tártaro se formou abaixo da linha da gengiva, a cirurgia pode ser necessária para prevenir a doença periodontal.

    Embora esses dois problemas tenham muitas diferenças, uma coisa é certa sobre eles: ambos precisam ser tratados imediatamente para uma boa saúde bucal.

    No entanto, se você está preocupado que sua rotina diária de higiene bucal não esteja fazendo o trabalho mais eficaz, visite seu dentista e marque uma consulta para uma limpeza mais completa para se livrar da placa e do tártaro.

    Aviso Legal

    Uma higiene bucal bem feita em casa, junto com exames e limpezas profissionais de forma regular podem ajudar a controlar o tártaro e a placa dental, e a evitar doenças das gengivas. Além do mais, você deve prestar atenção no estado da sua boca e assim qualquer problema apresentado pode ser atendido com rapidez. É recomendado que chame o dentista se:

    1. Tem mau hálito persistente.
    2. Há pus entre os dentes e gengivas.
    3. Tem trocado a “mordida”, de forma que seus dentes se ajustem entre se.
    4. Tem dentes moles ou que estão se separando.
    5. Suas gengivas sangram constantemente.
    6. As gengivas, na linha da gengivas estão enroladas ao invés de planas.

    Fonte: livros, sites relacionados, Manual de Remédios Caseiros, Consultor Dr. John H. Renner, Instituto de investigação e informação sobre a saúde do consumidor.

    artigos relacionados

    Fique conectado

    10,890FãsCurtir
    7,530SeguidoresSeguir
    345SeguidoresSeguir
    3,256InscritosInscrever

    ultimas postagens