As dentaduras postiças, tem melhorado muito desde os dentes de madeira usados por Washington. Mas como todos os que as tem usado sabem, as dentaduras postiças podem causar mal-estar no início.
A princípio, maioria das pessoas se adaptam em pouco tempo as suas dentaduras postiças. No entanto, no inicio você poderá ter dificuldade para falar e comer. Pode ainda achar que as dentaduras tendem a “escorregar” ou que podem provocar pontos dolorosos na boca.
Inclusive as pessoas que as tem usado por muitos anos, algumas vezes tem problemas com elas, geralmente problemas relacionados com o ajuste.
Veja o que vamos abordar em nosso artigo:
Porque as dentaduras causam mal-estar
Há duas ocasiões em que as dentaduras causam incômodo:
- Na fase inicial de “ajuste”, quando elas são novas.
- Depois de vários anos de usá-las, quando as dentaduras podem deixar de ajustar-se adequadamente.
“Quando se extrai um os dentes, as dentaduras postiças são encaixadas no que fica da protuberância óssea”, diz a Dra. Sandra Hazard, dentista gerencial no Willamette Dental grupo, Inc, de Oregon.
Sem os dentes, o estímulo do osso desaparece, e o organismo reabsorve o osso através dos anos. A dentadura postiça se mantém por igual, mas aos poucos também perdem o ajuste. Provavelmente, a causa mais comum do mal-estar é o mau ajuste.
A medida que a protuberância óssea se encolhe, as dentaduras podem escorregar, mover-se, e causar algum problema.
Fixador de dentaduras – É bom ou ruim?
Frequentemente, as pessoas procuram reajustar suas dentaduras usando adesivos para dentaduras ou fixador de dentaduras.
Mas usar adesivos em demasia pode mudar a relação da dentadura com o tecido e o resultado acaba sendo a dor. Algumas vezes o próprio organismo trata de resolver o problema do mau ajuste da dentadura fazendo com que o tecido cresça mais na boca.
Dias para evitar o mal-estar das dentaduras
Mesmo que as dentaduras postiças nunca vão ser tão cômodas como seus dentes naturais, há muitas coisas que você pode fazer para evitar e resolver o problema.
Veja as 7 dicas:
1 – Mantenha as dentaduras sempre limpas
No começo, logo quando acabamos de extrair os dentes e de ajustarem a nova dentadura, é necessário que a mantenha limpa, porque o excesso de bactéria pode retardar o processo de cura das gengivas.
Uma vez que já esteja acostumado com seus dentes postiços, é importante que os limpe pelo menos duas vezes ao dia.
Como limpar suas próteses dentárias
Do mesmo modo que acontece com os dentes, as dentaduras são predispostas a tártaro, manchas e placa bacteriana.
Apesar do uso de pastilhas limpadoras de próteses ajudar na obtenção de uma higiene profunda, a escovação ajuda a remover a placa bacteriana e outros resíduos, ambos ajudam a garantir uma boca saudável.
Como limpar:
- Coloque uma pastilha limpadora de dentadura em água morna. Deve haver água suficiente para cobrir a dentadura. Não coloque em água quente, pois poderá causar danos às suas próteses dentárias.
- Deixe de molho pelo tempo especificado na embalagem do produto.
- A escovação ajuda a remover a placa bacteriana. Além disso, quando você as deixa de molho na solução, elas ajudam a remover outros resíduos, que as cerdas da escova não conseguem atingir.
- Use uma escova de dente macia, escove suavemente para limpar quaisquer resíduos restantes.
- Após ficarem de molho e serem escovadas, enxágue-a por completo em água corrente.
2- Escovar as gengivas ajudam a aliviar o desconforto das dentaduras
Não esqueça de escovar também as gengivas.
“Você pode ajudar a manter a saúde dos tecidos que estão debaixo da dentadura se escovar a gengiva duas vezes ao dia com uma escova suave”. Diz o Dr.Ken waddell, D.M.D,, dentista com consultório particular em Tigard, Oregon.
Lavar as gengivas, o paladar e a língua não somente estimula os tecidos e aumenta a circulação, como também ajudam a eliminar as placas dentais
3 – Coma alimentos macios
Pelo menos no princípio, suas gengivas vão precisar de tempo para adaptar-se à compressão criada pelas dentaduras postiças. Por isso, você deve comer alimentos macios durante o período de ajuste para evitar algum dano aos tecidos suaves.
Quando as gengivas estiverem sãs e seu dentista tiver ajustado adequadamente a dentadura, você poderá mastigar com mais normalidade.
4 – Tome um analgésico vendido sem receita
É possível que durante os primeiros dias de uso da sua dentadura postiça, você sinta dor na boca. Os analgésicos vendidos sem receita, como aspirina, acetaminofen e ibuprofeno, podem aliviar a dor, diz a Dra. Hazard.
No entanto, se tem dor persistente ou se já usou dentaduras postiças por vários anos e começam a doer, procure seu dentista.
5 – Tire-a quando a dentadura provocar uma área sensível na boca
Quando as dentaduras produzem uma área sensível na boca, a coisa mais certa a fazer é tirá-las.
Se não sente confortável, provavelmente tem um machucado nos tecidos suaves. Então, tire a dentadura e não a coloque de volta por mais ou menos 1 hora. Na maioria dos casos isso é suficiente.
Se formar uma área vermelha, é aconselhado não usá-la por 24 horas. E, se não desaparecer ou voltar a sair quando colocar de novo, procure seu dentista.
Descanse a boca
Sempre tire a dentadura postiça à noite aconselha o Dr.Clinton. “você não dorme com os sapatos colocados”, diz ele. “É a mesma coisa com as dentaduras”.
6 – Enxague a boca com água salgada
Caso você esteja no estado de ajuste da dentadura, ou se é um veterano no uso delas e desenvolveu áreas sensíveis na boca, enxague a boca com água salgada morna.
Faça o seguinte:
- Coloque meia colher de sopa de sal para 120 ml de água morna
- Tire a dentadura e enxague a boca a cada 3 ou 4 horas com a água salgada. A água salgada não somente ajuda a limpar as bactérias, com também fortalece os tecidos da boca.
Experimente peróxido de hidrogênio
Enxague a boca uma vez ao dia com peróxido de hidrogênio oral 3%, aconselha o Dr. Ronaldo Wismer, ex-presidente da sociedade Odontológica do Conrado de Washingtn, em Oregon.
Faça o seguinte:
- Misture metade de peróxido e a mesma quantidade de água.
- Enxagua por uns 30 segundos (sem engolir). Dessa forma, o peróxido de hidrogênio ajuda a eliminar bactérias
7 – Não se ajuste a dentadura sozinho
Com muita frequência as pessoas que tem usado dentaduras por um tempo e começam a ter um problema de ajuste, tratam de “ajustar” sozinhos com alguma ferramenta improvisada que tem em casa. Isso pode causar um prejuízo maior, porque pode quebrá-la, trocar a “mordida” e alterar a maneira como se ajustam na gengiva.
Além disso, não trate de “encher espaço” entre a dentadura e o tecido da gengiva com adesivo vendido sem receita. Se sua dentadura começa a escorregar ou sente que não se ajusta adequadamente, vá a seu dentista, que é quem pode realinhá-la.
Quando procurar seu dentista
Mesmo que algum desconforto das dentaduras possa ser tratado em casa, você deve ir ao dentista se:
- Começa uma dor que não desaparece em uma semana.
- Se tem uma área na gengiva que sangra espontaneamente ou que está com pus.
- Tecido adicional crescendo, principalmente ente o lábio superior e a gengiva.
- Tem uma lesão branca que dura mais de uma semana.
- Ou uma lesão que não sara completamente em 10 a 14 dias.
Fonte: livros de odontologia, sites relacionados, Manual de Remédios Caseiros, Consultor Dr. John H. Renner, Instituto de investigação e informação sobre a saúde do consumidor.